Poupar jogadores em uma competição de menor expressão para poder contar com eles em torneios mais importantes não é algo incomum. Mas será que é realmente necessário? Essa é a dúvida de Mano Menezes em relação à disputa do Campeonato Paulista.
O torneio estadual mais importante do país começa hoje e o Corinthians joga amanhã. Apesar de a escalação oficial ainda não ter sido divulgada, parece que Mano vai escalar um time mesclado de jogadores considerados titulares e reservas. Ronaldo, principal artilheiro do time, e Roberto Carlos, o mais badalado reforço para a temporada, por exemplo, não vão jogar.
O elenco do Corinthians tem uma média de idade muito avançada, com muitos jogadores com mais de 30 anos. E muitos desses jogadores mais velhos são considerados aptos à disputa da titularidade no Timão, como Ronaldo, Roberto Carlos, Danilo e Tcheco, por exemplo. Como conseqüência, muitos dos titulares não têm mais condição de jogar todas as partidas de todos os torneios.
Um exemplo bem sucedido de um time que poupou titulares em competições menores é o Milan campão da Uefa Champions League e do Mundial da FIFA em 2007. No Campeonato Italiano e na Copa da Itália, muitos jogadores eram poupados para o torneio continental por terem idade avançada, como, por exemplo, Seedorf, Cafu, Inzaghi, Nesta e Maldini. Uma taça continental e uma mundial provam que a tática adotada pela equipe deu certo.
Mas dará certo para o Corinthians na Libertadores? Vamos supor que o Corinthians chegue à semifinal do Paulista e tenha um jogo decisivo na quarta seguinte pela Libertadores. Mano escala um time misto e o Corinthians é eliminado pelo Palmeiras. Isso com certeza abalaria a equipe para a partida do meio da semana. Ou então, o Corinthians cai na primeira fase da Libertadores. Isso prejudicaria o time no estadual.
Fica evidente que lidar com duas competições simultâneas não é fácil. É preciso que os jogadores tenham a cabeça no lugar para poder aceitar uma derrota e focar na outra competição, em caso de uma eliminação precoce em um dos dois torneios.
O treinador também tem um papel fundamental na conquista de duas taças, pois é ele que deve definir quem joga qual partida de qual competição, para a equipe poder ter um time forte em todos os torneios que disputar.
Em resumo: Mano Menezes terá um trabalho muito difícil pela frente.
Você está em: Página Inicial » Poupar ou não poupar? Eis a questão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário