Time x Elenco

17 de fev. de 2010

Dizer que uma equipe tem um bom elenco não quer dizer que essa equipe tenha um bom time. Alguns (ou a maioria) podem ter ficados confusos com essa minha última afirmação. Bem, vou explicar: “um elenco” se refere ao conjunto de atletas de uma equipe, enquanto “um time”, na linguagem futebolística, se refere àquilo que é apresentado em campo, resultado de treinamento, preparo físico e psicológico, e, evidentemente, dos talentos presentes no elenco.
Muitas vezes no futebol, acontece de uma agremiação ter um elenco cheio de craques e jogadores habilidosos que quando entram em campo não conseguem se entender um com o outro e acabam perdendo jogos ou torneios teoricamente fáceis. Alguns motivos podem explicar tais frracassos.
Uma causa muito comum para esse tipo de problema, por exemplo, acontece quando esses craques brigam para ver quem brilha mais e faz mais sucesso com a torcida. Com isso, esses jogadores podem perder o foco no jogo e começar a jogar para si próprios, e não para a equipe como um todo. Assim, ao invés de um time entrosado com passes envolventes, veremos em campo uma disputa pelos holofotes.
Algumas vezes, um elenco bom não consegue resultados favoráveis por conta de um treinador que não sabe aproveitar os jogadores que tem, pois, sem um técnico que saiba utilizar os pontos fortes e neutralizar os pontos fracos de seu comandados, um ótimo elenco pode acabar resultando em um time ruim.
Se por um lado há aqueles treinadores que não vão bem com um bom elenco, por outro lado há aqueles que conseguem obter um bom time a partir de um elenco fraco. Mano Menezes e Silas (apesar do pouco tempo como treinador) já provaram que fazem parte do segundo grupo. Mano foi campeão gaúcho com o Guarani de Venâncio Aires ,em 2002, e chegou na semi final da Copa do Brasil de 2004 com o 15 de Novembro de Campo Bom. Já Silas conseguiu fazer uma boa campanha no último Campeonato Brasileiro (6º lugar) com o Avaí, time que era cotado para ser rebaixado. Sem desmerecer os times citados, essas foram campanhas muito além das expectativas para elencos sem grandes craques.
Essa é apenas minha humilde opinião. Alguns podem discordar e falar que time e elenco são a mesma coisa, e talvez sejam mesmo e eu esteja falando besteiras. Mas, na minha opinião, um bom elenco não garante um bom time, bem como um elenco fraco pode se tornar um ótimo time com muito treinamento e entrosamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011