No caminho certo

26 de abr. de 2011


Tenho ouvido e lido muito nos últimos dias que a vitória corinthiana sobre o Oeste no sábado passado foi conquistada no sufoco, com muitas dificuldades, sustos, etc. Não é bem assim.

No dia 4 de abril, escrevi aqui nesse blog que não podíamos nos deixar enganar pelas vitórias que o time viesse a conquistar, pois na realidade, o Corinthians não estava jogando bem. Na época, justifiquei minha opinião dizendo que não se pode analisar um jogo só pelo resultado.

Pois é exatamente o que está acontecendo agora. Muitos estão afirmando que o jogo contra o Oeste foi difícil, baseando-se apenas no placar apertado de 2 a 1. Mas quem viu o jogo sabe que o Corinthians dominou completamente a partida, teve chances para aplicar uma goleada e sofreu um gol em um lance isolado de falha da defesa e de Júlio César.

Tudo bem, o Oeste é um time fraco, não serve de parâmetro. Mas é importante notar a evolução do time alvinegro, que não vinha jogando bem nem mesmo contra times piores que a equipe de Itápolis.
No último jogo, o Timão controlou o meio de campo, criando várias chances de gol.

Isso se deve principalmente à entrada de Bruno César no time titular. A revelação do último Brasileirão, que (não sei por que!) já está negociado com o Benfica e sai do Corinthians no meio do ano, deu uma boa dose de criatividade no setor de armação de jogadas do Corinthians.

Ao lado de Dentinho (aberto pela direita) e Jorge Henrique (pela esquerda), Bruno César compôs um meio campo criativo, com saída de jogo rápida e eficiente. Com Morais, o time não rende a mesma coisa.

O Corinthians está longe da perfeição. Ainda há muitas coisas a serem corrigidas para a disputa de um campeonato mais forte como o Brasileirão. As chances de gol criadas, por exemplo, não podem ser desperdiçadas do jeito que foram contra o Oeste. Erros bisonhos, como o que originou o gol do Time rubronegro, são inaceitáveis.

Mas, corrigindo-se esses defeitos (que não são tão grandes, quando comparados à importante melhora no setor de criação do time), e com algumas contratações, Tite terá uma equipe competitiva nas mãos.


Semifinal

A partida de semifinal do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras será realizada no próximo domingo, às 16:00 horas, no Pacaembu. Como o mando de campo é do Palmeiras, o Corinthians só terá direito a 2 mil ingressos, contra 30.400 palmeirenses.


Foto: Ag. Estado

1 comentários:

Maria Angélica disse...

Concordo com sua análise, mas, para sermos campeões temos que melhorar em alguns pontos, inclusive no controle emocional. Sobre a ida do BC para Portugal, na ocasião da sua transferência fiz um post sobre as suas possíveis razões. Adeus Bruno Cézar. http://timaoparasempre.blogspot.com/
Sua saída é uma grande perda, pois, bons meias são raros no futebol atual.

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011