Com o pé direito!

22 de mai. de 2011


O Corinthians começou o Brasileirão 2011 com o pé direito. Na verdade, com os pés direitos, de Chicão e de Liédson, que marcaram os gols na virada corinthiana por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Estádio Olímpico de Porto Alegre.

O técnico Tite ainda não pode contar com os reforços Alex (que só pode jogar em agosto) e Emerson para a partida de hoje, mas teve à sua disposição Morais, que era dado como desfalque por uma "indisposição". O time corinthiano tinha: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Morais, Ramírez e Willian, Liédson.

No Grêmio, Renato Gaúcho preteriu a formação com a qual mais treinou durante a semana, com Escudero no meio e Lúcio na lateral. Ao invés disso, colocou Neuton no lugar de Escudero e adiantou Lúcio para o meio de campo. O time titular tinha: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa.

A partida não teve nenhum lance de genialidade técnica. Nenhuma das duas equipes jogou lá muito bem. Douglas, principal articulador gremista, não teve boa atuação; estava bem marcado por Ralf.

Ramírez e Morais trocavam de posição ao longo do jogo para dificultar a marcação. Liédson saía da área, abrindo espaço para a infiltração de Willian, que entrava em diagonal pela esquerda. O Timão apostava em tabelas pelas pontas.

Mas ninguém conseguiu marcar o gol na primeira etapa. O lance mais importante dos primeiros 45 minutos de jogo talvez tenha sido a saída de Rodolfo, machucado. Escudero entrou, Neuton foi para a zaga e Lúcio recuou para a lateral.

Embora o placar não tenha sido alterado, ficou muito clara a superioridade gaúcha no primeiro tempo. Apesar de não ter feito Júlio César trabalhar tanto, o Grêmio pressionava a saída de jogo alvinegra e tinha mais posse de bola no campo de ataque.

Na segunda etapa, os dois times saíram mais para o jogo. Mas, sem grandes jogadas ofensivas, o primeiro gol da partida começou com uma falha individual. Willian se enrolou e perdeu a bola no campo de ataque, proporcionando o contragolpe que resultou em pênalti de Leandro Castan em Leandro. Douglas, de pé esquerdo, cobrou a abriu o placar, aos 13 minutos.

O Corinthians foi para cima do adversário e quase conseguiu o empate em chute cruzado de Ramirez, que Neuton afastou de cabeça. Aos 20 minutos, Liédson foi derrubado na área por Lúcio. Chicão cobrou, de pé direito, e empatou.

Para tentar melhorar a qualidade dos passes (os quais o Corinthians vinha errando muito) e também para poupar Morais, que esteve doente durante a semana, Tite colocou Danilo em campo.

Danilo pode até não ter feito uma boa partida, mas foi ele quem desviou de cabeça a bola para trás, após cobrança de lateral, aos 27 minutos. Liédson apareceu no meio da área e, de voleio, com o pé direito, mandou para o fundo das redes.

Daí em diante o jogo se resumiu a ataques gremistas e contragolpes corinthianos. Tite ainda trocou Ramírez e Willian por Moradei e Jorge Henrique, para reforçar a marcação.

No fim, a pressão gremista não foi suficiente para chegar ao empate.

O Timão começa o Campeonato Brasileiro com o pé direito: conquistando três pontos, fora de casa, contra um adversário forte em seus domínios. A próxima partida do Corinthians será contra o Coritiba, dia 29, às 16:00 horas.


Foto: Gazeta Press

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011