Amistosos na pré-temporada

13 de jan. de 2010

Nesse período do ano, quando o calendário esportivo ainda não apresenta competições oficiais, é muito comum a ocorrência de amistosos e “torneios de verão”. Muitos se perguntam se é realmente necessário haver jogos nessa fase de preparação dos atletas para as competições.
Bem, muitos treinadores optam por realizar apenas treinos físicos na pré-temporada, desse modo, esses jogos preparatórios servem como forma de armar a parte tática das equipes, testar novas formações e gerar entrosamento entre os jogadores.
Mas mesmo para aquelas equipes que também trabalham as partes tática e técnica em seus treinamentos esses amistosos podem ser benéficos: novos jogadores que chegaram durante as férias podem mostrar melhor o seu futebol e galgar um lugar entre os titulares antes que os jogos oficiais se iniciem.
Além disso, esses amistosos também são a chance de jovens jogadores recém promovidos se firmarem na equipe principal de seu clube (se não estiverem envolvidos em competições de juniores ou defendendo as categorias de base da seleção, é claro).
Evidentemente aqueles que são contra a realização desses amistosos irão dizer que jogadores importantes podem se machucar e desfalcar seus times, até pro resto de toda a temporada etc. Mas é aí que entra a consciência de cada jogador.
Os atletas que participam desse tipo de jogos devem ter em mente que são partidas que não valem dinheiro ou troféus, servem apenas para dar mais ritmo de jogo aos atletas e prepará-los para a temporada que está prestes a começar, então não devem dar entradas duras, mas sim evitá-las para preservar o seu estado físico e de seus companheiros de profissão.
Se os jogadores não tiverem essa noção, cabe ao treinador ensiná-los, para que, assim, esses amistosos tragam apenas aspectos positivos para os clubes envolvidos e para os torcedores, que verão jogos muito melhores na temporada regular devido aos benefícios adquirido nessas partidas preparatórias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011