Patrocínio Recorde

13 de jan. de 2010

Não tenho números oficiais, mas me parece que o contrato de patrocínio que o Corinthians quer firmou com a Hypemarcas será um recorde no futebol nacional. “E daí?” você pode me perguntar. Daí que esse fato pode trazer diversas conseqüências para o certame no futebol brasileiro. E essas conseqüências podem ser tanto positivas quanto negativas.
Primeiramente: se outros times passarem a exigir patrocínios astronômicos como esse que o Corinthians conseguiu (em torno de 50 milhões de reais), o futebol no país pode acabar tendo times cada vez mais poderosos economicamente. Com isso, ocorreria uma maior repatriação de atletas brasileiros que jogam no exterior por conta das maiores quantias de dinheiro oferecidas. Além disso, nossos jovens talentos poderiam ficar mais tempo atuando no país, pois, com contratos de valores mais elevados, clubes europeus não conseguiriam tirar-los das categorias de base com tanta facilidade como ocorre atualmente.
Essas são conseqüências boas para o futebol no Brasil: competições nacionais recheadas de talentos. Mas e quanto às conseqüências negativas? Bem, os agentes dos jogadores, que atualmente dominam boa parte do futebol, podem ver no aumento de patrocínios a chance para elevar o valor de seus jogadores. Nesse caso, nenhuma das possibilidades citadas anteriormente poderia ocorrer, pois atletas mais caros compensariam o maior faturamento dos clubes, “anulando” assim, o dinheiro extra que as equipes lucrariam.
E se esses agentes superestimassem muito seus atletas, até o contrario poderia acontecer: ao invés de uma liga mais forte, veríamos aqui no país uma liga mais fraca devido à falta de condições dos times em manter seus atletas.
Mas essas são apenas possibilidades criadas por minha fértil mente. Nada disso está confirmado que vai acontecer. Talvez esse patrocínio seja uma coisa isolada e o futebol nacional nem note nenhuma mudança.
O que importa é a diretoria do Corinthians ser inteligente e usar esse dinheiro com sabedoria para pagar suas contas, quitar dívidas, e, se sobrar alguma coisa, investir ainda mais no esporte da equipe.

1 comentários:

Anônimo disse...

boa análise

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011