Formações

13 de jan. de 2010

Muitas são as formações que o Corinthians pode usar nesse centenário. Hoje, contra o Huracán, Mano optou por um 4-4-2, com Marcelo Mattos, Jucilei, Morais e Marcelinho no meio e Souza e Defederico no ataque.
Há muitas outras possibilidades para essa equipe com tantas alternativas. Acho que todos concordam que Felipe no gol e Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos (maior contratação do futebol nacional pra essa temporada) na defesa são intocáveis. Mas do meio pra frente apenas Ronaldoi parece escolha certa.
Entre as possibilidades para a formação da equipe há o 4-4-2, com os defensores citados anteriormente formando o time de titulares com dois volantes fixos como Marcelo Mattos e Ralf e dois meias de criação como Danilo e Tcheco. O problema é que o Ataque teria que ter dois jogadores muito ofensivos. Ronaldo é um, mas e o outro? Iarley, Defederico, Dentinho e Jorge Henrique são jogadores de mais movimentação, não acostumados à essa função.
Outra formação seria um 4-3-3, um volante fixo (que pode ser Marcelo Mattos ou Ralf), um segundo - volante (Edu, Elias, Jucilei ou mesmo Tcheco) um meia de armação (Danilo, Tcheco ou Defederico), dois pontas (Dentinho, Iarley, Defederico ou Jorge Henrique) e Ronaldo na frente.
Ano passado, Mano usou bastante a formação 4-2-3-1, que ele havia usado no Grêmio em 2007 e que o Flamengo, campeão Brasileiro, copiou. Esse esquema consiste em 2 zagueiros, 2 laterais, 1 volante fixo, um segundo – volante, um meia de armação, 2 atacantes mais recuados que voltavam para apoiar o meia na criação de jogadas, e um centro-avante na frente.
No Flamengo essa formação era usada assim: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim, Juan; Maldonado, Kléberson; Petckovic, Zé Roberto, Willians; Adriano.
No Corinthians poderia ser: Felipe; Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos; Marcelo Mattos (Ralf), Elias (Edu, Jucilei ); Tcheco (Danilo) Jorge Henrique (Dentinho), Defederico (Iarley); Ronaldo.
Seja como for, eu confio na decisão do Mano: ”Mano falou ta falado”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011