Favoritismo?

17 de abr. de 2010

O Corinthians é o time com melhor aproveitamento na fase de grupos da Libertadores até agora. Mas o que isso significa?

Absolutamente nada!

Vejo que muitas pessoas relacionam o bom desempenho do Timão nesses primeiros jogos com o favoritismo para a conquista do torneio. Evidentemente, a primeira colocação geral na fase de grupos trará vantagens na sequência da competição. A equipe que somar mais pontos na primeira fase terá o direito de decidir a vaga para a fase seguinte em casa, fazendo o segundo jogo em seu estádio. Mas isso não traz favoritismo.
Por exemplo, o Boca Jr, que ficou em segundo na classificação geral da Libertadores do ano passado, foi eliminado com uma derrota em casa para o Defensor, time que acabou a fase de grupos com apenas 8 pontos. O primeiro colocado, o Grêmio, foi mais longe, mas caiu nas semi finais.
Já o Estudiantes acabou a primeira fase em segundo no seu grupo e só se classificou com a ajuda do Cruzeiro, que bateu o Deportivo Quito por 2 a 0. Irônico, pois a equipe que quase foi eliminada precocemente na competição foi a campeã ao derrotar o próprio Cruzeiro na final.
Em 2008, o Flamengo teve um dos melhores desempenhos na fase de grupos, mas acabou sendo eliminado logo nas oitavas de final pelo América, com uma derrota em pleno Maracanã.
No mesmo ano, a LDU foi campeã mesmo tendo um desempenho fraco na primeira fase (apenas 10 pontos), vencendo o Fluminense, time com melhor campanha na Libertadores-2008.
Em 2007, o campeão Boca teve apenas a 11ª colocação na classificação geral da fase de grupos, enquanto o Santos (com 100% de aproveitamento na primeira fase) foi eliminado nas semi finais.

Todos esses dados podem ser desmentidos e o Corinthians pode acabar sendo o melhor time na fase de grupos e ser o campeão da Libertadores-2010 (assim espero), mas a análise das últimas Libertadores indica uma tendência à vitória de clubes não considerados favoritos.
Na verdade, nunca na história da Libertadores um clube que terminou a primeira fase com o melhor desempenho geral foi campeão.
Sendo assim, não devemos nos considerar favoritos para nenhuma partida. A equipe do Corinthians deve ter cuidado na Libertadores, independentemente de quem seja o adversário com quem joguemos daqui pra frente.

Boa sorte, Corinthians!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011