Acho curioso como uma formação em particular está sendo cada vez mais adotada aqui no Brasil. E o Corinthians foi um dos primeiros times grandes a usar essa formação. Trata-se do 4-2-3-1.
Esse sistema é formado por uma linha de 4 defensores (2 laterais e 2 zagueiros); um volante fixo, outro volante que sai mais para o jogo; uma linha de três jogadores na armação de jogadas e um centro-avante.
E em 2010, essa formação começou a aparecer em um monte de times no país. O primeiro time nacional que jogou desse modo talvez tenha sido o Grêmio vice-campeão da Libertadores de 2007, sob o comando de Mano Menezes. Depois, em 2009, foi a vez de o Corinthians adotar o sistema. Quem não se lembra daquele time campeão do Paulista e da Copa do Brasil, com Douglas, Dentinho, Cristian, André Santos e companhia?
Ainda em 2009, o Flamengo foi campeão brasileiro com Kléberson, Petckovic e Zé Roberto armando as jogadas para Adriano.
No ano passado, Palmeiras (Ewerthon, Valdívia e Luan; Kléber) e São Paulo (Lucas, Fernandão e Dagoberto; Ricardo Oliveira) usaram o sistema em boa parte de seus jogos, mas não obtiveram muito sucesso.
O Inter foi o campeão da Libertadores tendo uma linha de armação com D’Alessandro pela direita (mas sempre se movimentando), Tinga pelo centro e Taison entrando em diagonal pela esquerda. No Mundial de clubes, Taison não fazia mais parte do time. D’Alessandro foi para a esquerda e Rafael Sóbis entrou no lado direito do campo. Mas daí o Colorado pegou o Mazembe no caminho e...
E em 2011? Como será que Tite irá montar a equipe? Em 2010, nos poucos jogos em que comandou o Corinthians, o treinador optou por um time com três volantes e um meia, formando um losango no meio de campo. Será que Tite vai aderir à moda do 4-3-2-1?
Vamos ter que esperar pra ver. Eu já não aguento mais ficar sem jogos do Timão!
Você está em: Página Inicial » Uma formação popular
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário