Corinthians joga bem e garante vaga na semi final

23 de abr. de 2011


No dia de São Jorge, o santo guerreiro, e do aniversário de 29 anos do sempre guerreiro Jorge Henrique, o Corinthians venceu o Oeste por 2 a 1, com gols de Liédson e Willian, diante de 31 mil espectadores no Pacaembu, garantindo vaga na semi final do Paulistão.

O técnico Tite teve à sua disposição todos os principais jogadores corinthianos. Assim, o treinador pode escalar um time com força máxima no 4-2-3-1, com Jorge Henrique e Dentinho jogando abertos pelos lados do campo, ajudando Bruno César na armação de jogadas.

O time titular tinha: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Dentinho, Bruno César e Jorge Henrique; Liédson.

Já o Oeste teve um desfalque importante. O atacante Anselmo Ramon, que se recuperava de lesão e era esperado em campo hoje, não teve condições de jogo. Em seu lugar entrou o meio campista Marinho, de forma que o já defensivo 3-5-2 do time de Itápolis virou um 3-6-1.

Os 11 titulares do Oeste eram: Fábio; Cris, Paulo Miranda e Adriano; Dedê, Márcio Passos, Dionísio, Roger, Marinho e Fernandinho; Fábio Santos.

O Corinthians começou o jogo muito bem. Sabendo-se superior ao adversário, o Timão pressionou a saída de bola do Oeste e logo assumiu o controle do jogo. Bruno César exerceu com perfeição a função de criação de jogadas, o que não vinha acontecendo com nenhum outro meia corinthiano há um bom tempo.

O camisa 10 alvinegro buscou jogadas no meio de campo, distribui bolas e se aproximou de Dentinho e Jorge Henrique pelos lados de campo para tabelar. Aliás, a boa movimentação dos dois pontas corinthianos foi muito importante na partida. Por muitas vezes Jorge conduziu a bola pela intermediária para lançar Liédson ou Dentinho, que entrava em diagonal.

O Timão jogava muito bem, o que não se via há alguns jogos. Dessa forma, o gol veio rapidamente. Aos 9 minutos de jogo, Bruno César iniciou a jogada, tocou para Dentinho, que, de letra, deu a bola para Paulinho. O volante enfiou para Liédson (artilheiro do Paulistão, com 11 gols) que chutou de primeira para o fundo das redes: 1 a 0.

Atrás no placar, o Oeste teve de tentar sair mais para o jogo, ainda que timidamente, mas não conseguia criar nenhuma chance real de gol. Assim, os espaços foram se abrindo para o Timão jogar.

Apesar de fazer boa partida, o time alvinegro abusou de perder gols. Dentinho, Liédson e Bruno César desperdiçaram chances para ampliar a vantagem. Em uma dessas chances, o zagueiro Paulo Miranda salvou o gol de Bruno César em cima da linha.

E como quem não faz toma, o Oeste chegou ao empate em uma saída de bola errada do Corinthians, aos 47 minutos da primeira etapa. Fábio Santos (vice artilheiro do campeonato, com 10 gols) aproveitou vacilo da defesa corinthiana e ainda contou com falha de Júlio César para empatar em chute de longe.

Resultado injusto pelo que vinha sendo o jogo. Mas serviu para ensinar ao Corinthians que em jogos decisivos não se pode perder gols.

O Timão voltou para o segundo tempo com muita vontade. Bruno César continuou jogando bem. Ralf (seguro defensivamente) e Paulinho (sempre apoiando bem o ataque) também mantiveram boas atuações. Dentinho teve de sair com problemas estomacais (chegou a vomitar em campo), dando lugar a Willian, que jogou sempre bem aberto pela direita.

Embora continuasse a pressionar o adversário, o time da capital seguiu perdendo chances de gol. Willian, Alessandro por duas vezes e Bruno César (mais uma vez tendo o gol tirado em cima da linha por Paulo Miranda) tiveram boas oportunidades para desempatar.

O gol da vitória veio aos 20 minutos. Após bela jogada individual, Willian acertou forte chute no ângulo: 2 a 1 para o Corinthians.

A partir daí, o Timão diminuiu o ritmo de jogo. Jorge Henrique e Bruno César (ambos muito aplaudidos pela torcida que lotou e fez festa no estádio) saíram. Entraram Danilo e Morais, para cadenciar mais o jogo e prender a bola na frente.

Nos últimos minutos de jogo, o Oeste ensaiou uma pressão, mas não conseguiu chegar ao seu segundo gol.

Com a vitória, o Corinthians garantiu vaga na semi final do Paulistão. O adversário deve ser o Palmeiras, a não ser que o Mirassol apronte alguma surpresa amanhã, no Pacaembu.


Foto: Ag. Estado

1 comentários:

Maria Angélica disse...

Jogou melhor que o Oeste, mas, ainda teve falhas nos principais fundamentos: saída de bola, marcação da saída de bola e finalizações. Foi, também, muito afobado e em alguns momentos perdeu o equilíbrio. O resultado foi bom, o jogo nem tanto.

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011