É preciso aprender com os erros para corrigi-los

2 de ago. de 2011


Depois de duas derrotas seguidas, o Corinthians tenta se recuperar no Brasileirão. A excelente sequência de vitórias do time foi quebrada contra o Cruzeiro e não foi retomada contra o Avaí. Mas o Timão segue líder do campeonato e com um jogo a menos.

A vantagem sobre os adversários diminuiu bastante após as duas últimas rodadas e o Flamengo vem jogando muito bem, principalmente depois que Ronaldinho resolveu voltar a dar lampejos de seu antigo brilhantismo.

Mas a situação corinthiana não é tão grave. Contra o Cruzeiro, o alvinegro jogou bem e mereceu a vitória, mas desperdiçou as chances de gol. Contra o Avaí, o time sofreu um apagão no segundo tempo, mas fez uma ótima primeira etapa.

Dessas derrotas, ficaram algumas lições:

Primeiramente, ficou claro que estamos perdendo muitas oportunidades para anotar gols. Também ficou evidente que Emerson não é um substituto à altura de Liédson; não custaria nada para Tite ao menos testar Willian na posição por alguns minutos, abrindo o Sheik pela ponta direita, onde normalmente joga o camisa 7.

Alex continua não demonstrando o futebol que o fez valer R$14 milhões. Felizmente, pelo menos na última partida, Danilo voltou a jogar bem, e a lesão que o tirou de campo não vai interferir em sua escalação para a próxima partida.

Renan chegou muito badalado, mas, até agora, falhou ao menos duas vezes e já tomou 4 gols em apenas dois jogos. Já é o suficiente para se ter saudades de Júlio César. Aliás, o camisa 1 já voltou a treinar com bola, mas só deve voltar a jogar partidas pelo time em duas semanas.

Ao invés de inventar crises (o que, felizmente, não está acontecendo), o Corinthians precisa aprender com os erros (com o perdão do clichê) e corrigir os defeitos já no próximo jogo.

Para nossa sorte, o adversário da partida de amanhã, às 19:30, no Pacaembu, é o América-MG, lanterna do Brasileirão, que não ganha há 12 jogos. Mas, se fomos surpreendidos contra o Avaí (eu mesmo postei nesse blog um texto no qual dizia que aquela deveria ser uma partida pra vencer com facilidade), é melhor não nos descuidarmos mais.

O time mineiro deve ir a campo com três volantes, já mostrando que seu objetivo será se defender e contra-atacar (assim como fez o Cruzeiro). O time titular deve ter: Neneca; Marcos Rocha, Willian Rocha, Micão e Gilson; Dudu, Leandro Ferreira e Gláuber; Rodriguinho; Léo e Kempes.

Pelo lado corinthiano, Tite terá a volta de Chicão. Hoje, em entrevista, o técnico afirmou que "não podemos tomar três gols nem contra o Real Madrid", referindo-se à última partida, a qual perdemos por 3 a 2, sem Chicão na zaga.

O Corinthians deve iniciar a partida com: Renan; Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Willian, Danilo e Jorge Henrique; Emerson.

É hora de corrigir os erros e voltar a vencer para disparar na liderança do Brasileirão. O adversário vai jogar fechado na defesa. Então vamos para cima!

Vai, Corinthians!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011