Mais uma derrota em casa...

21 de ago. de 2011


Em um Pacaembu quase lotado, na noite de ontem, o Corinthians pressionou, pressionou e pressionou o Figueirense, mas não conseguiu marcar. E como quem não faz toma, o Timão acabou perdendo sua segunda partida em casa no campeonato, dessa vez por 2 a 0.

O Figueirense deixou clara a sua proposta de se defender e contra-atacar, tática que muitos times têm usado contra o Corinthians no Pacaembu. O time visitante começou a partida com: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes; Júlio César e Wellington Ney.

O Corinthians tinha seu time quase completo. Apenas os dois laterais esquerdos desfalcaram a equipe. O time titular tinha: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Weldinho; Ralf e Paulinho; Danilo, Alex e Jorge Henrique; Liédson.

O Figueirense até ameaçou fazer uma pressãozinha nos dez primeiros minutos de jogo. Mas não durou muito. Logo o Corinthians tomou conta da partida, enquanto a equipe catarinense se fechou na defesa e passou a apostar nos contragolpes.

Mesmo com muito mais volume de jogo, o Corinthians não conseguia levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Wilson. A melhor chance corinthiana na primeira etapa foi uma falta cobrada por Chicão no travessão.

E, aos 35 minutos, em um dos poucos contra-ataques dos visitantes, Júlio César fez jogada pela esquerda e cruzou para Wellington Ney mandar para o gol: 1 a 0.

Assim como no jogo contra o Atlético-MG, o time foi para o intervalo perdendo. E assim como no jogo contra o Atlético, Tite tirou um lateral para colocar Emerson no jogo. Weldinho saiu e Jorge Henrique foi jogar na lateral esquerda.

Mas dessa vez a alteração não deu certo. O Corinthians continuou melhor que o adversário, mas sem conseguir mexer no placar. Então, Tite tirou o lento e apagado Danilo para colocar Willian, que em seu primeiro lance já fez boa jogada pela direita e acertou a trave. Mas depois disso o camisa 7 também não fez mais nada de importante.

O treinador corinthiano ainda tirou Paulinho, que jogou mal ontem, e colocou Edenílson. Mas nenhuma substituição fez muita diferença. A partida seguiu a mesma: pressão corinthiana, mas sem conseguir o gol.

Aos 47 minutos da etapa final, em mais um contra-ataque puxado por Júlio César, o Figueirense ampliou a vantagem com um gol de Wilson Pittoni. Fim de jogo: 2 a 0.

Após uma excelente e empolgante virada contra o Atlético, foi revoltante ver a falta de poder de reação do Corinthians contra o Figueirense. Mesmo perdendo, o time seguiu apático.

Mas também não é hora de questionar o trabalho de Tite. O time realmente não vive boa fase, mas ainda é o primeiro colocado no Brasileirão. Uma demissão agora (como sugerem alguns veículos da mídia esportiva) seria precipitada e injusta.

O elenco é forte e o time não vem jogando mal (com exceção desse último jogo contra o Figueirense); muitos dos últimos empates poderiam ter sido vitórias se a equipe corinthiana não perdesse tantas chances de gol, problema que parece que será resolvido com a volta de Liédson.

Agora, Tite terá uma semana para preparar o time para o clássico contra o Palmeiras, no domingo que vem, às 16:00 horas, em Presidente Prudente. A vantagem sobre os adversários na briga pelo título agora é pequena. O Timão tem 37 pontos, enquanto o Flamengo tem 35 e São Paulo e Vasco tem 34. A décima nona rodada do Brasileirão pode nos dar o título do primeiro turno ou nos rebaixar para o quarto lugar na tabela de classificação. Só depende do Corinthians.

Foto: Ag. Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011