Título que não vale nada e futebol que não convence

28 de ago. de 2011


Em uma rodada cheia de clássicos, o Corinthians saiu na frente, mas cedeu a virada e acabou perdendo o Derby Paulista para o Palmeiras por 2 a 1, em Presidente Prudente. O Timão ainda é líder do campeonato, mas já há algum tempo que não inspira mais muita confiança.

O Palmeiras hoje estava sendo comandado por Murtosa, já que Felipão estava suspenso. O time alviverde iniciou a partida no mesmo esquema corinthiano, jogando no 4-2-3-1. O time titular tinha: Marcos; Márcio Araújo, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico e Marcos Assunção; Patrik, Valdívia e Luan; Kléber.

Já o Corinthians teve um grande desfalque no meio de campo: Alex sentiu a coxa e nem viajou para Presidente Prudente. O Timão foi a campo com: Júlio César; Wallace, Chicão, Leandro Castan e Ramon; Ralf e Paulinho; Emerson, Danilo e Jorge Henrique, Liédson.

O jogo começou equilibrado, com chances para os dois lados. Emerson era a principal arma corinthiana, com boa movimentação, enquanto Kléber protagonizava os principais lances palmeirenses.

O primeiro gol do jogo saiu aos 18 minutos. Emerson tentou cruzar, a bola passou na frente de todo mundo e entrou. Gol completamente sem querer, mas também vale: 1 a 0 para o Timão.

Aos 31 minutos de jogo, a partida foi decidida. Das cabines do estádio, Felipão ordenou a substituição de Patrik por Fernandão, centro-avante que foi contratado essa semana pelo Palmeiras. Assim, Fernandão foi jogar enfiado no ataque e Kléber ganhou mais liberdade.

Aos 34 minutos, veio o empate. Marcos Assunção cobrou escanteio, Júlio César saiu mal do gol e a bola sobrou para Luan, que chutou forte para marcar o gol.

O Palmeiras cresceu no jogo e a virada não tardou. Aos 6 minutos do segundo tempo, Marcos Assunção teve uma incrível liberdade no meio de campo (erro de marcação do meio campo corinthiano) e lançou para Fernandão, também completamente livre, dominar no peito e mandar para o fundo das redes: 2 a 1.

Tite tentou mudar o jogo ao tirar Danilo, que fez péssima partida, e colocar Willian. Depois, tirou Jorge Henrique e pôs Morais. As chances de empate até surgiram, mas o Corinthians não soube aproveitar e acabou facilitando as defesas de Marcos. No fim do jogo, Tite ainda trocou Wallace por Edenílson, mas já era tarde.

A derrota não tirou a primeira colocação do Corinthians, que ainda ficou com o título simbólico do primeiro turno graças aos empates nos clássicos entre São Paulo e Santos, e Flamengo e Vasco.

Mas que o título que não vale nada não esconda os problemas da equipe. O time corinthiano não vem jogando bem há algum tempo. O último lampejo do brilho das primeiras rodadas foi no segundo tempo do jogo contra o Atlético-MG.

Tite não é único culpado pela má fase do time, mas cabe a ele a tarefa de transformar o time atual naquele com mais de 90% de aproveitamento dos primeiros jogos do campeonato. E nem precisa ter um percentual de vitórias tão bom assim; basta o time voltar a jogar bem que os resultados aparecerão.

O próximo compromisso do Corinthians será na quarta-feira, contra o Grêmio, no Pacaembu, às 18:00 horas, na véspera do aniversário de 101 anos do Timão.


Foto: Ag. Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011