Virada heroica garante liderança

18 de ago. de 2011


Sair para o intervalo perdendo por 2 a 0 e jogando fora de casa parece uma situação difícil de se reverter. E realmente é. Mas, com o apoio da torcida corinthiana, que estava em maior número no Ipatingão, e graças à inspiração de Tite, o Corinthians conseguiu uma virada heroica, ontem, contra o Atlético-MG, por 3 a 2.

O time mineiro, precisando da vitória para sair da zona de rebaixamento, foi a campo com: Renan Ribeiro; Werley, Réver e Lima; Patric, Dudu Cearense, Filipe Souto, Richarlyson e Bernanrd; Magno Alves e Guilherme.

O Timão não tinha Chicão, suspenso, e Ramon, que se machucou contra o Ceará. Assim, Weldér foi improvisado na lateral esquerda e Wallace ganhou chance no time titular. A boa notícia foi a volta de Liédson como titular. Tite armou o Corinthians com: Júlio César; Alessandro, Wallace, Leandro Castan e Weldinho; Ralf e Paulinho; Danilo, Alex e Jorge Henrique; Liédson.

O jogo começou equilibrado. Durante os 10 primeiros minutos, os dois times revezavam-se com a bola. Mas, aos 13 minutos, o Atlético achou um gol. Bernanrd cobrou escanteio, Réver cabeceou e Dudu Cearense desviou para o fundo das redes.

A partir daí, os atleticanos passaram a mandar no jogo. O Timão se encolheu e o segundo gol dos mineiros poderia ter saído aos 25 minutos, em cabeçada de Magno Alves, que Júlio César defendeu muito bem.

Mas, na cobrança do escanteio, Jorge Henrique fez pênalti bobo em Réver. Guilherme cobrou e ampliou a vantagem.

Com uma boa folga no marcador e tendo um time inferior, foi natural o Atlético se acomodar no campo de defesa, dando espaços para o Timão crescer e pressionar, mas sem conseguir levar perigo ao gol defendido por Renan.

Aí veio o intervalo. E Tite arriscou uma substituição ousada. O treinador corinthiano sacou Alessandro e colocou Emerson em campo. Weldinho foi jogar pela direita e Jorge Henrique virou lateral esquerdo.

E a ousadia foi recompensada. Logo aos 4 minutos da segunda etapa, Alex cobrou escanteio, Danilo desviou de cabeça e Emerson, na pequena área, cabeceou para o gol: 2 a 1.

Empurrado pela torcida, o Corinthians chegou ao empate aos 8 minutos. Emerson arrancou da intermediária, ficou na cara do gol e foi calçado por Réver. O juiz marcou o pênalti e expulsou o zagueiro atleticano. Na cobrança, Alex empatou a partida.

E o Timão não se contentou com o empate. O time melhorou muito no segundo tempo graças à ousadia de Tite ao colocar Emerson no jogo. Jorge Henrique foi perfeito como lateral; aliás, não só lateral: o camisa 23 ocupou todo o setor esquerdo do campo, desde lateral até ponta esquerda, ajudando na marcação e na armação das jogadas.

Alex melhorou de rendimento e passou a participar mais do jogo. Emerson jogava pela esquerda, entrando em diagonal para o meio da área. O Time como um todo melhorou muito.

Assim, não demorou para a virada acontecer. Aos 30 minutos, Jorge Henrique fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área. Emerson desviou e a bola sobrou para Liédson marcar: 3 a 2!!! Heroico! Não digo “na raça” porque não foi, já que o Corinthians se impôs com seu bom futebol e não só pela garra dos jogadores.

É bom observar que Liédson não estava bem no jogo. Mesmo após o time melhorar no segundo tempo, o camisa 9 continuou apagado. Mas seu instinto matador falou mais alto e ele fez o gol da vitória. Essa falta de um centro-avante matador foi um dos principais fatores para a queda de rendimento do time nas últimas rodadas. Felizmente, Liédson voltou.

O Timão poderia ter ampliado ainda mais a vantagem, aos 44 minutos, quando Alex deu ótimo lançamento para Emerson, que foi derrubado na área por Renan. Mas Alex foi displicente, repetiu a cobrança do primeiro pênalti e desperdiçou a chance de marcar o quarto gol. Não fez falta.

Não se pode fechar os olhos para o fato de que o time levou dois gols de uma equipe da zona de rebaixamento. Mas vale destacar o papel fundamental de Tite na virada corinthiana.

Com a vitória, o Corinthians chega a 37 pontos e garante a liderança por mais uma rodada. A próxima partida do Timão será no sábado, às 18:00 horas, contra o Figueirense, no Pacaembu.

Foto: lancenet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coluna do Corinthians | por lennon alves ©2011